quinta-feira, 18 de junho de 2009

MAPAS E CAMINHOS


Disciplina: Geografia
Assunto: Mapa, atlas, pontos de referência

O livro “Mapas e Caminhos” (Nosso globo, nosso mundo), de Kate Petty e Jakki Wood, aborda os aspectos básicos da leitura e compreensão da linguagem e da representação cartográfica.
Os autores contam as aventuras de Bruno e seu cão Ralf na exploração do espaço onde vivem.
A história é dividida em doze tópicos que abordam a noção de espaço e formas de localização, traçando uma progressão espacial que vai do próximo ao distante.
O livro enfoca a importância do mapa como forma de comunicação e locomoção, a necessidade que temos de estabelecer pontos de referência, as características naturais do espaço, o uso de instrumentos de localização (como a bússola) e a exploração do atlas.
Cada um desses tópicos é colocado de forma simples e sintética, dando pistas de como o professor pode desenvolver e adaptar as ações em sala de aula.

- Confeccionar plantas baixas de diferentes locais que fazem parte do dia-a-dia do aluno, utilizando medidas não padronizadas, como passos, para estabelecer uma proporção de tamanho e de distância;
- confeccionar plantas usando medidas padronizadas – escala;
- imaginar-se em um balão para observar aspectos da natureza em determinado lugar – passando por rios, lagos, morros, praias. Representar em desenho como viram as paisagens, comparando-as com fotos aéreas selecionadas de revistas ou jornais;
- comentar com os alunos o caminho da casa para a escola, feito por Bruno, o personagem do livro (p. 14). Desafiá-los a traçar o caminho que cada um percorre da casa para a escola, utilizando uma legenda para identificar os pontos de referência;
- comparar representações próximas e distantes: fotos aéreas com o mapa da cidade, cidade/estado, estado/país, país/mundo, favorecendo a construção do conceito de inclusão espacial, ou seja, que a cidade está no estado que, por sua vez, está no país e este, no mundo. É importante que os alunos possam manipular o globo terrestre e vários tipos de mapa.Depois de trabalhar cada tópico do livro, o professor deve realizar uma síntese ou um pequeno relatório ilustrado com as produções dos alunos – plantas, trajetos, aspectos da natureza, entre outros, destacando:
· para que e como utilizar o mapa;
· a importância dos pontos de referência;
· como fazer um mapa ou representar um trajeto;
· a relação do tamanho do real e da representação do mapa (escala);
· como e por que compreender o espaço onde se vive.


Referência bibliográfica:PETTY, Kate & WOOD, Jakki. Mapas e Caminhos. São Paulo: Callis, 1994 (Coleção Viajando em um Balão).

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário